sexta-feira, 22 de maio de 2015

MAIONESE VEGANA




Maionese Vegana

ingredientes

¼ xícara de aquafaba gelada (água do cozimento do grão de bico bem concentrada - bem gelatinosa)
1 pitada de cremor tártaro (opcional)
¼ xícara de azeite
½ xícara de óleo de girassol
½ colher (chá) de mostarda em pó
1 colher (chá) de vinagre de maçã
1 alho pequeno ralado
1 colher (café) de sal

Modo de fazer

Bata,  com um mixer,  a aquafaba com uma pitada de cremor tártaro e uma pitada de sal  até ficar espumante.

Depois,  vá acrescentando o azeite e o óleo,  em fio e  vagarosamente, até ficar cremosa.


Por ultimo junte o vinagre, a mostarda, o alho ralado e o sal, dando  uma rápida misturada. Leve a geladeira.
A maionese depois de gelada fica mais espessa.

Dica: Se quiser uma maionese mais amarelinha acrescente uma pitada de cúrcuma.

Receita original peanut butter and vegan





23 comentários:

  1. Parece deliciosa eu vou tentar,no dia que eu cozinhar o grão de bico.

    ResponderExcluir
  2. Parece deliciosa eu vou tentar,no dia que eu cozinhar o grão de bico.

    ResponderExcluir
  3. Oii, desculpa incomodar, mas vc sabe se está maionese dura na geladeira e quanto tempo??
    Obrigada desde já!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa durou (pq acabou) 5 dias.
      Gosto de fazer pouca quantidade e consumir mais fresquinha possível.
      Bjs

      Excluir
    2. Fiz e ficou perfeitaaa!! Amei demais, sentia muita falta de ter algo pra passar no pão!! e o melhor, minha mãe(não vegana) amou tbm!!
      Parabéns pela receita!!
      Beijos

      Excluir
    3. Eu é que agradeço, pelo retorno.
      Bjs.

      Excluir
  4. Olá, Má!

    Teria como fazer no liquidificador? E retirar ou substituir o vinagre de maçã!

    Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim para fazer no liquidificador, mas tem que colocar o óleo bem devagar em fio, mas acho bem mais fácil fazer no mixer.
      Pode usar suco de limão no lugar do vinagre.
      Bjs.

      Excluir
  5. excelente receita!!!! muito agradecida Marli!!!!

    ResponderExcluir
  6. Má, eu não consigo achar mostarda em pó de jeito nenhum. Dá pra substituir por molho de mostarda ou alguma outra coisa?

    ResponderExcluir
  7. Adorei esta receita...não encontro a mostarda em pó; será que a mostarda em creme que se encontra com facilidade nos mercados fará o mesmo efeito da mostarda em pó?

    ResponderExcluir
  8. A Mostarda Dijon pode quebrar o galho em grande estilo...

    ResponderExcluir
  9. Ma, bom dia! Estou muito curiosa por essa receita, porém não encontro a mostarda em pó aqui na mnha cidade, somente em grãos. Teria o mesmo efeito moer ou utilizo a mostarda normal/líquida? Aguardo!

    ResponderExcluir
  10. a receita é legal, mas posso dar uma dica? Aqui em casa eu uso batata inglesa cozida + oleo + temperos e bato tudo no liquidificador, fica top!!!

    ResponderExcluir
  11. Fiz e adorei! Ficou muito melhor que maionese do mercado. Eu já faço a massa de torta com grão de bico, que também é maravilhosa, e não sabia que podia usar a água do cozimento para tantas coisas...eu a jogava fora.

    ResponderExcluir
  12. Você usa a água do grão de bico fria, quente ou na temperatura ambiente?

    ResponderExcluir