quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

FERMENTO CASEIRO - LEVAIN

FERMENTO - 1º DIA (passou um pouco)

FERMENTO COM 6 DIAS E JÁ ESTAVA PRONTO


CAIXA DE ISOPOR COM O FERMENTO

 Fermento Caseiro - levain


1º DIA –  Separe  100 g de farinha integral e  100g de agua, misture tudo  com uma colher de plástico e coloque o fermento  dentro de um pote de vidro, tampado com um paninho.

2º DIA – Separe 100 g do fermento ( o restante 100 g descarte),  adicione 50 g de farinha integral e 50 g de agua, misture tudo com uma colher de plástico e coloque novamente no pote.

3º  DIA ATÉ O 10º DIA - Separe 100 g do fermento ( o restante 100 g descarte), adicione 50 g de farinha integral e 50 g de agua, misture tudo com uma colher de plástico e coloque novamente no pote


DICAS:

1. Como o calor está muito intenso  use água gelada  e,  se possível,  coloque o fermento numa caixa de isopor fechada ou térmica   junto com um copo de água gelada e pedrinhas de gelo dentro.

2. Verificar de vez em quando se cresceu o fermento dentro do pote;

3. Sempre que o fermento aumentar de volume faça o descarte da metade e  alimente o fermento (50g de água e 50g de farinha);

4. Cada vez que alimentar o fermento  conte como   sendo um dia (pode ficar pronto antes dos 10 dias no calor e depois no frio).

5. Quando estiver pronto guarde na geladeira e, 2x por semana, use a  metade ou descarte e  alimente o fermento.

6. Notei que usando farinha orgânica o fermento ficou mais forte;

7. Não consegui fazer com farinha branca.


8. O fermento não pode cheirar podre, ele tem um leve odor de azedo.

9. A quantidade de água é aproximada, porque a farinha de trigo integral absorve bem mais, talvez tenha que acrescentar1 a 2 colheres de água .


ESSE FERMENTO ESTAVA NO SEGUNDO DIA E APODRECEU (no fundo do vidro tem um líquido)


5 comentários:

  1. Oi, como você sabe que o fermento está pronto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe

      Quando vc alimentar o fermento, depois de algum tempo ele cresce e fica cheio de bolhinhas como na foto.
      No geral ele fica pronto em dez dias, mas como estava muito calor quando eu fiz, ficou pronto em 6 dias.

      Excluir
  2. Achei bacana. me diz uma coisa, precisa colocar ele todos os dias na caixa de isopor compredrinhas de gelo e agua gelada? não achei salgado o preço, pois fica mais natural. e se tratando de investimento em saúde, sou adepta a tudo que é saudável. muito obrigada pela dica maravilhosa. vou fazer com certeza.

    ResponderExcluir
  3. amo suas resitas... acabei nascendoi vegana em 1952 - não existia nada a respeito... sofri ate que FINALMENTE COMEÇARAM A DAR VALOR E ENTENDER QUE QUEM NÃO COME NADA DE ORIGEM ANIMAL, TAMBÉM É GENTE PO!!!

    ResponderExcluir
  4. CORRIGINDO O TEXTO( é que fique tão nervosa por ver que não entendem que cada um é um ser com suas individualidades e PRECISA E MERECEser respeitado)

    ResponderExcluir